
O CEMJ adota o Sistema Montessori de Educação, uma abordagem desenvolvida pela Dra. Maria Montessori no início do século XX, na Itália. Mais que um método, trata-se de uma filosofia de vida baseada no princípio:

O CEMJ adota o Sistema Montessori de Educação, uma abordagem desenvolvida pela Dra. Maria Montessori no início do século XX, na Itália. Mais que um método, trata-se de uma filosofia de vida baseada no princípio:
“Ajude-me a crescer,
mas deixe-me ser eu mesmo.”
O modelo valoriza:
No CEMJ, as crianças aprendem em ambientes preparados para despertar curiosidade, favorecer a liberdade com responsabilidade e promover a construção do conhecimento por meio da ação, da escolha e da convivência.
Desde 1973, o CEMJ aplica oficialmente o método Montessori. Com ambientes atualizados e materiais específicos, as salas incentivam o desenvolvimento de forma consciente, crítica e ética. Os professores atuam como guias e mediadores, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança.
Ambiente de aprendizagem: sensível às necessidades e interesses dos alunos, com espaço flexível e organizado.
Atividades: centradas na ação da criança, que aprende explorando, escolhendo e criando.
Convivência: estimula cooperação e responsabilidade coletiva.
Espiritualidade: reconhece a criança como ser integral, com dimensão espiritual ativa.
O currículo favorece uma visão holística do mundo, o contato com diversas culturas e a autonomia intelectual e emocional. Desde a creche até o Ensino Fundamental, os alunos exploram conceitos por meio de materiais concretos e ambientes ricos em estímulos.
O educador no CEMJ:











