Método Montessori no CEMJ

O CEMJ adota o Sistema Montessori de Educação, uma abordagem desenvolvida pela Dra. Maria Montessori no início do século XX, na Itália. Mais que um método, trata-se de uma filosofia de vida baseada no princípio:

“Ajude-me a crescer,
mas deixe-me ser eu mesmo.”

O modelo valoriza:

  • O respeito à individualidade;
  • O estímulo à autonomia;
  • O aprender a aprender;
  • A educação para a vida

No CEMJ, as crianças aprendem em ambientes preparados para despertar curiosidade, favorecer a liberdade com responsabilidade e promover a construção do conhecimento por meio da ação, da escolha e da convivência.

Desde 1973, o CEMJ aplica oficialmente o método Montessori. Com ambientes atualizados e materiais específicos, as salas incentivam o desenvolvimento de forma consciente, crítica e ética. Os professores atuam como guias e mediadores, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança.

A prática montessoriana considera

Ambiente de aprendizagem: sensível às necessidades e interesses dos alunos, com espaço flexível e organizado.

Atividades: centradas na ação da criança, que aprende explorando, escolhendo e criando.

Convivência: estimula cooperação e responsabilidade coletiva.

Espiritualidade: reconhece a criança como ser integral, com dimensão espiritual ativa.

O currículo favorece uma visão holística do mundo, o contato com diversas culturas e a autonomia intelectual e emocional. Desde a creche até o Ensino Fundamental, os alunos exploram conceitos por meio de materiais concretos e ambientes ricos em estímulos.

O Educador Montessoriano

O educador no CEMJ:

  • É observador, mediador e inspirador;
  • Estimula a autonomia, o respeito e a iniciativa;
  • Cria um ambiente acolhedor, organizado e propício à aprendizagem;
  • Valoriza o silêncio, a ordem e a beleza como elementos de equilíbrio;
  • Atua com ética, humildade, compromisso e espírito colaborativo;
  • Cultiva a paz em todas as relações.

Referências Éticas e Filosóficas

  • Respeitar o ritmo do aluno;
  • Nunca interromper o trabalho da criança sem convite;
  • Estimular sem pressionar;
  • Corrigir com firmeza, quando necessário;
  • Ser exemplo de dignidade e dedicação;
  • Atualizar-se constantemente.

Princípios

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